quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Release - Lu Fogaça: Energia que se ouve


Berço do Samba

Em 8 de dezembro de 1984, o bairro de Santo Cristo, um dos primeiros na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, recebe mais uma habitante: Luzinete Fogaça. Filha de pai percussionista foi acostumada a estar no centro das atrações musicais. Seus vizinhos - passarela do samba e os barracões das escolas - exercem forte influência na construção de seu estilo,  de seu belo sorriso e principalmente de seus sonhos.


Surge Lu Fogaça

Aos dezessete anos, entra em contato com a oficina de música CN/Artes. Começa, então, ecoar a artista Lu Fogaça.





















Em 2003 foi coroada rainha de bateria da escola de samba “Vizinha Faladeira”. No mesmo ano, foi convidada para fazer parte do elenco do musical “Thati na Festa do Sapo”, dirigido e coreografado por Márcio Vieira (patrocínio da Dam Propaganda e Publicidade). Interpretou a “Dona Coruja” destacando-se com performances musicais e muita dança.




Mai uma vez  coroada Rainha da Vizinha Faladeira

Finalizou seu curso com o musical “Grease” dirigido por Cininha de Paula, produzido por Luís Carlos Tourinho, com participação de André Gabeh como diretor musical, Caio Nunes como coreógrafo geral e texto adaptado por Flávio Marinho.

Da primeira apresentação ao reconhecimento de mais de 3 mil pessoas

O ano de 2004 foi muito especial. Lu Fogaça faz sua primeira apresentação como vocalista no grupo “Puro Acaso” de Samba e Pagode. Juntos se apresentaram no clube “Copa Leme”, em Copacabana, ficando em cartaz durante um ano e meio. Em outro clube, o “Monte Líbano”, na Lagoa, fizeram uma temporada de dois anos com Banda. Em seu repertório, vários nomes consagrados da Música Popular Brasileira como Tim Maia, Jorge Ben Jor e Alcione. No mesmo evento foi apresentada por André Gasparetti para uma platéia de três mil pessoas como cantora revelação.

Surge um projeto paralelo: o grupo infantil chamado Blan composto por quatro jovens, artistas exclusivas da produtora Dam Propaganda e Publicidade.

Em 2007, a convite do produtor Josimar Monteiro, participou do início do centenário de Cartola na casa de shows “Estrela da Lapa”, cantando ao lado da Velha Guarda da Mangueira, Jorge Vercilo, Altay Veloso e André Gabeh. Também fez o evento de abertura da Roda de samba no Centro Cultural Cartola. Ainda em 2007 participou do Carnaval no Terreirão do Samba, na Praça XI, abrindo show de vários sambistas consagrados.

Dividiu o palco da Casa Rosa em Laranjeiras com “Falange do Samba”, “Batucadas Brasileiras” e percussionistas dirigidos por Robertinho Silva.

Lu Fogaça fez parte da Cia Aplauso entre 2006 e 2009, onde desenvolveu várias atividades como: teatro, atividades circenses, música e dança.

Em 2007 participou do Alto de Natal dirigido por Yeda Dantas e organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em todas as Lonas Culturais da cidade.

Em 2008 cantou no show de abertura de Emílio Santiago, no Réveillon da praia do Flamengo.


Conquistou seu espaço na Casa de Samba Bom Sujeito, onde cantou ao lado de importantes ícones do Samba como Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Velha Guarda da Mangueira e Velha Guarda do Salgueiro. Coisas da Antiga, Cais, Clube Israelita, Feijoada da Mangueira, Roda de Samba de Moacir Luz também tiveram apresentaões de Lu Fogaça .












Momento de muita emoção em 2008: cantou o hino nacional brasileiro no Grande Prêmio Chico Mendes, no Teatro Tom Jobim, ao lado da Banda Cia Aplauso.


Gravou com Yeda Maranhão em seu último CD e atuou na produção de seu show.


A convite de Andréia Zeni cantou e atuou no Espetáculo “Sofá Virado de Extremo Divertimento Dançante”, misturando Teatro, Expressão Corporal, Música, Tecido, Vídeos e Tecnologia.


Lu Fogaça 2009

Neste Carnaval de 2009, com Batucadas Brasileiras de Robertinho Silva, participou do “Projeto de Sambas” em parceria com a Contax, mostrando a beleza, a elegância e a sensualidade do samba no pé.

Recentemente fez a Abertura do Show de Margarete Mendes, no Cais; gravou para TV Xuxa; Lapa Multifoco com Lu Fogaça e Banda.

Em Cartaz com a Peça “Todo Mundo é Mundo”, grande sucesso de Público e Crítica, Lu segue em sua última temporada.


Em Ensaio geral com Cia Apaluso pra ao Espetáculo "Todo Mundo é Mundo".


Movimento, som e cores marcam o espetáculo "Todo Mundo é Mundo".

Paralelo a atividade artística, desenvolve trabalhos sociais no Departamento Feminino da Escola de Samba Vizinha Faladeira.




“Eu vim em busca de amor”

Emanando muita vibração, sensualidade e sua bela voz, Lu Fogaça segue com agenda de shows para o mês de novembro e dezembro por toda a cidade maravilhosa. Seu repertório atende a todas as idades e gostos.


Dueto com Nelson Sargento no Bom Sujeito.


Este mais novo talento da Música Popular Brasileira tem como objetivo divulgar e registrar, em CD, seu repertório de samba de Raiz e MPB.


Contatos:
Tel.: 21-8263-1041
e-mail: lufogaca@gmail.com









Um comentário:

  1. lu, encontrei vc na google!
    Estou muito feliz por vc ter conquistado esses trabalhos!
    Bem nao sei se vai lembrar de mim, eu sou a Chris que ia direto no pagode do leme ver vc e o grupo puro acaso, eu dançava (gafieira) com meu marido Ivan, ele é Profº de dança lembra. Entra no meu orkut; para vc ve a minha filhafez 1 aninho no dia 29. email: christianed1@hotmail.com ou Christiane Cardoso.
    bjkasss

    ResponderExcluir